sábado, 11 de junho de 2011

ATENÇÃO!!!!!!


Sem pânico, é orgânico

Semana passada celebrou-se o alimento orgânico em todo o país. Feiras, degustações, eventos culturais e encontros políticos marcaram a data, uma oportunidade para técnicos, agricultores e consumidores trocarem experiências. Foi também ocasião para confirmar benefícios e deflagrar o lento avanço da agroecologia no campo e na mesa brasileira. Vamos a elas.

Quando você compra um alimento agroecológico, sua comida fica mais saborosa. Não é à toa que bons chefes de cozinha o preferem ao insosso convencional. As substâncias químicas ficam fora do seu prato porque o orgânico é produzido sem inseticidas, herbicidas e fungicidas tóxicos, fertilizantes químicos ou aditivos que contaminam a terra, a água, o ar, os bichos, o alimento e o homem que planta e o que come.

Cerca de um milhão de agricultores são envenenados por agrotóxicos todos os anos no mundo. O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do planeta, mais de um bilhão de litros de veneno foram jogados nas lavouras desde 2009. Os agrotóxicos causam câncer, problemas hormonais e neurológicos, depressão, doenças na pele, diarreia, vômito, desmaio, dor de cabeça, contaminação do leite materno. Quando uma criança completa oito anos de idade, já recebeu a dose máxima aceitável para uma vida inteira de oito pesticidas que causam câncer.

Portanto, optar por orgânicos é proteger as futuras gerações. E a qualidade da água, pois o veneno usado nas lavouras contamina lençois freáticos e córregos. Isso já acontece no Aquífero Guarani, nossa maior reserva de água doce. Mas o maior estrago dos venenos não é ambiental. Eles criam populações doentes, deficientes no pensar, no sentir e no agir. Alimento foi feito pra fazer a gente pensar e isso é muito mais do que encher o bucho e ganhar forças para matar o leão do dia.

A cultura do fumo cria doentes mentais no campo, que se contaminam com agrotóxicos e desenvolvem uma doença pelo contato cutâneo com a nicotina. São reféns de um sistema perverso, que oferece crédito, assistência técnica e garantia de compra de toda a safra a um preço bem caro. Tão dependentes como os fumantes, os fumicultores não conseguem enxergar o cultivo de outra coisa além da maldita planta e planejar a diversificação da lavoura.

O cultivo agroecológico ajuda a refazer o solo degradado pela monocultura industrial ao reverter a perda anual de bilhões de toneladas de terra fértil. Isso porque os agricultores usam compostos naturais e coberturas verde para tornar o solo vivo e saudável, transmitindo essa qualidade ao alimento. Restaura a biodiversidade ao criar ecossistemas fortes, equilibrados com culturas mistas, em vez da monocultura, mais sensível a pragas e doenças. O solo tratado com substâncias químicas libera grande quantidade de gás carbônico, gás metano e óxido nitroso, comparsas do aquecimento global e é sabido também que mais energia é consumida para produzir fertilizantes sintéticos, à base de petróleo, do que para plantar e colher todas as safras do mundo inteiro.

O que se gasta comprando orgânicos se economiza na farmácia. Um estudo americano mostra que eles contém duas vezes e meia mais minerais do que o alimento produzido artificialmente, mesmo aqueles enriquecidos com vitaminas e modificados para repor os nutrientes destruídos durante o processamento. Além disso, os orgânicos são a forma mais econômica de comida, já que um pé de alface convencional, que custa 50 centavos, deve ter acrescido o custo dos danos ambientais e de saúde, ainda pouco visíveis, e passará a custar quatro vezes mais.

Se a agroecologia é uma via transformadora de um sistema danoso e falido, por que ela caminha a passos tão lentos? Em primeiro lugar, precisa de políticas públicas consistentes, isenções fiscais e programas de financiamento e que favoreçam a transição da cultura convencional para sistemas agroecológicos.

Atualmente, esse tipo de incentivo está voltado para o agronegócio das commodities. É importante identificar os elos do mercado e apoiar a comercialização e o acesso aos produtos por meio de feiras, compras institucionais, fazer valer a Lei da Merenda Escolar, que determina que 30% deve vir da agricultura familiar. Ações isoladas, um projeto aqui outro acolá, como acontecem hoje em dia, até parecem brincadeira de criança. E por falar nelas, a agroecologia deveria fazer parte do programa curricular escolar a fim de promover um novo entendimento sobre produção e abastecimento de alimento de qualidade real e superior. Deve ser feira durante a educação formal e em tempo hábil, e não de forma técnica, como acontece hoje. Diz o ditado que é de pequeno que se torce o pepino.

No campo, os jovens rurais enfrentam dificuldades em manter a tradição familiar e inovar, em conseguir financiamento e manter contato com o mundo, afinal. Eles querem internet e telefone no campo, incentivos para empreender, trocar, mostrar que sua terra não é aquele lugar atrasado, ao contrário, é rica em beleza de paisagens naturais e em saberes e fazeres cultivados e melhorados por gerações.

O mundo rural está perdendo seus jovens por muito pouco, para serem ajudantes de pedreiro ou garçons, deixando para trás recursos preciosos que não estão nas cidades. Não é substituindo o homem por máquinas e a diversidade por linhas homogêneas de alface envenenado que vamos criar a visão de um campo próspero e abundante.

Não falo somente de renda, pois a nova classe C rural, com renda domiciliar de R$ 1.126 a R$ 4.854, cresceu 72% desde 2003. Digo em criar um ambiente sadio, pacífico, aprazível e atrativo na roça, capaz de oferecer condição de harmonia entre as famílias e a satisfação do consumidor que pode acessar alimentos de qualidade verdadeira. Num futuro breve, no campo ou na cidade, todos seremos agricultores, direta ou indiretamente, integral ou parcialmente.

Por Tatiana Achcar

Nenhum comentário:

Postar um comentário